segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Canadá e as férias com o casal Maduro


Há muito que o amigo Agostinho Maduro, e esposa, nos tinham convidado para passar umas férias com eles no Canadá. Inicialmente, visitar o Canadá não era uma prioridade, mas a expectativa de reviver e partilhar momentos da vida com um antigo camarada fuzileiro, e amigo de sempre, era uma tentação. Esta foi a grande motivação.
Havia passados 40 anos, até que - graças ao Almada - em Março de 2005 se realizou o 1º Encontro do Destacamento de Fuzileiros Especiais, nº 4 (Angola 1963/65) e com ele a vinda do casal Maduro a Portugal; esta viria a repetir-se no 3º Encontro de Abril de 2008.
Entretanto, o tempo encarregou-se de triplicar as nossas idades e de as preencher com as experiências vividas. Do meu ponto de vista, o seu historial é interessante e faz sentido a retrospectiva e partilha. Os quinze dias vividos em Casa dos Maduros foi tudo isso e muito mais… Mostrou-nos que o Canadá, além de ser um grande País é um País grande (dos maiores, ou o maior País do mundo): jovem, multicultural e rico; é de uma beleza extraordinária não só aquela criada pela arte e engenho humanos ( CN Tower, Skylon Tower…) como aquela doada, generosamente, pela própria natureza. Niagara Falls, os Lagos e as Mil Ilhas, são um exemplo!
A educação e o civismo despertaram-nos, desde logo, a nossa atenção. O atendimento, em qualquer serviço (público ou privado) é de cinco estrelas: tanto para quem pede uma informação ou esclarecimento como para quem o presta. Amiúde, surge um sorriso e sempre um obrigado (thank you…). As regras de trânsito são mesmo para cumprir e os limites de velocidade, tolerância zero, ou melhor, não há tolerância. Também não há contemplações para o infractor: este sujeita-se a ficar sem carta, pagar as multas e ainda acumular pontos negativos por cada transgressão cometida … O álcool é interdito fora de portas…
Os passeios dados foram o máximo e as visitas realizadas abrangeram os pontos mais interessantes de Toronto, capital da Província de Ontário, bem como da cidade de Ottawa, capital do Canadá . Tudo bem planeado pelo Casal e com a condução controlada pelo Agostinho Maduro e às vezes com o auxiliar GPS. Valeu!
Concluindo: foi uma combinação perfeita que associou a nossa amizade a um belo e acolhedor País chamado Canadá.
Obrigado!
Thank you!

2 comentários:

  1. Alvaro desculpa mas há um pequeno engano.
    É que Otava (Ottawa) é de facto a capital do Canada. e Toronto é a capital da provincia do Ontario.
    Mais haveria que mostrar mas faltou o tempo.
    Mal partiram sentimos a falta da vossa companhia.

    Um abraço de saudade dos amigos.
    Agostinho e Mimi Maduro

    ResponderEliminar
  2. Muito bem observado, Agostinho!
    Meti água, realmente, quanto a Província de Ontário e a sua capital. Ainda bem que reparaste.
    Um grande abraço,
    Álvaro

    ResponderEliminar