segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

A Marinha e os Fuzileiros em África

Reactivação dos Fuzileiros. Início de 1960


A Escola de Fuzileiros, instalada em Vale de Zebro, foi criada formalmente em Junho de 1961 (Portaria 18 509, de 03/06/1961) embora subordinada ao Grupo nº 2 de Escolas da Armada. O 1º Director de Instrução foi o Capitão-Tenente José Joaquim de Sá e Melo Cristino que permaneceu na Escola no período de Junho/1961 a Julho de 1965, seguiram-se depois Capitão-Tenente João Humberto de Bougarth Loureiro Barbosa ( Julho de 1965 a Março de 1967) e Capitão-Tenente Guilherme Almor de Alpoim Calvão ( Março/1967 a Fevereiro/1969).
Só em Fevereiro de 1969, como refere Sanches Baena, a Escola de Fuzileiros passou a ser uma Unidade Independente. Agora comandada por um capitão-de-fragata, coadjuvado por dois oficiais superiores em que o mais antigo ou graduado desempenhava as funções de 2º Comandante e o outro as funções de Director de Instrução. Nesta nova fase, foi nomeado 1º Comandante da Escola de Fuzileiros o capitão de – fragata Bustorff Guerra.
Enquanto Unidade, a Escola compreendia os sargentos e praças da guarnição e os alunos, e era enquadrada pelo Batalhão que se dividia em quatro companhias:
1ª Companhia – guarnição da Escola de Fuzileiros;
2ª Companhia – alunos dos cursos de aplicação do 2º grau de Fuzileiros, de actualização de fuzileiros (…);
3ª Companhia – alunos do curso de especialização de Fuzileiros Especiais;
4ª Companhia – alunos do curso de instrução técnica elementar (ITE) e do curso de aplicação do 1º grau de Fuzileiros.
Era sob a orientação do Director de Instrução e coordenação do Director de Cursos que funcionava na Escola de Fuzileiros os seguintes cursos:
· ITE – com a duração de 10 semanas para as praças habilitadas com a recruta em Vila Franca de Xira (no início) destinadas a servir em Companhias de Fuzileiros ou desempenharem funções na classe de fuzileiros;
· 1º Grau – 24 semanas – destinado a preparar os 1ºs grumetes para o posto imediato de marinheiro;
· Fuzileiro Especial – 17 semanas – destinado a preparar oficiais, cadetes do Curso de Formação de Oficiais da Reserva Naval, sargentos e praças de qualquer classe para operar em Destacamento de Fuzileiros Especiais, sendo considerado para as praças com 1º grau para efeitos de promoção.
· 2º Grau – 24 semanas – destinados a preparação de cabos fuzileiros para o posto imediato de 2º sargento.
· Instrução às forças de desembarque de navios – destinado a dar uma preparação prática a unidades de desembarque.
Assim, a 3ª Companhia iniciou o 1º Curso de Fuzileiros Especiais ainda no Corpo de Marinheiros sendo-lhes ministradas as seguintes matérias:
· Orgânica de serviço;
· Armamento;
· Explosivos, munições e demolições;
· Armadilhas, minas e contramedidas;
· Prática de utilização do armamento;
· Estratégia; Guerra subversiva, revolucionária e de guerrilha;
· Táctica;
· Infantaria de combate;
· Operações anfíbias;
· Comunicações;
· Preparação física e militar (educação física, cross matinal diário, combate, corpo-a-corpo, lodo, judo, boxe, tiro e natação…)
· Higiene e primeiros socorros;
· Condução e instrução do pessoal;
· Marinharia;
· Regulamentos militares;
· Serviços de Secretaria…
Foi com base nos ensinamentos do 1º Curso, que teve início em Junho de 1961, que se constituiu a Unidade, na Escola de Vale de Zebro, dos Fuzileiros. Navais para as Companhias e Especiais para os Destacamentos. No caso dos alunos da 3ª Companhia ficarem reprovados no Curso de Fuzileiros Especiais eram classificados em Navais e eram destinados ao guarnecimento das Companhia e dos Comandos Navais.

Sem comentários:

Enviar um comentário