domingo, 28 de fevereiro de 2010

A Marinha e os Fuzileiros em África


Angola-I

Angola era a maior e mais rica Província Ultramarina Portuguesa situada na costa ocidental de África. Fazia fronteira a norte com a República Popular do Congo (antigo Congo Francês) e República Democrática do Congo e a Zâmbia (Ex-Rodésia do Norte) a leste, com o Sudoeste Africano a sul e o oceano Atlântico a oeste. Tem uma superfície de 1 246 700 km2, representado mais de 4% do território africano. As fronteiras terrestres alcançam a extensão de 4837 km e a marítima 1650 km, estendendo-se entre os paraleos de 5º S , foz do rio Luema, e 17º 30´ S na foz do rio Cunene.
Quanto ao relevo e hidrografia Angola é caracterizada por três zonas de relevos: zona das planícies litorais, zonas das montanhas e zonas dos planaltos interiores. Da bacia de Angola fazem parte dois grandes rios: O Zaire e o Zambeze. Os restante rios nascem e têm o seu curso em território Angola sendo os mais importantes os rios Quanza, Cunene, Cubango e Cuango.
O rio Zaire ou Congo é o segundo maior rio de África, logo a seguir ao Nilo, com uma extensão de 4380 km. Nasce na Zâmbia, atravessa o Congo, a República Centro-African, a República Democrática do Congo, Angola, o Burundi, o Ruanda e os Camarões. Há quem afirme que poderia fornecer electricidade para toda a África. O Zambeze nasce no Congo, atravessa Angola no saliente do Cazombo, passa pela Zâmbia e desagua em Moçambique.
O clima varia um tanto em razão da extensão do território. Assim, do norte de Cabinda até Ambriz o clima é acentuadamente tropical húmido; de Luanda a Moçâmedes, região de Malange e na faixa oriental, temperado húmido; nas zonas planálticas central e sul, temperado seco.
A fauna e a flora são diversificadas em Angola e distribui-se segundo as características do solo. Nas zonas das savanas e de estepe habitam os herbívoros (hipopótamo, girafa, elefante-africano, rinoceronte-branco e preto, zebra, búfalo, pacaça, gazelas, palancas, javalis…) e predadores naturais como o leão, o leopardo, a raposa, o chacal, etc.
Nas zonas de florestas densa como em Cabinda, os gorilas e os chimpanzés.
Quanto as aves e outras espécies abundam centenas em Angola: codorniz, perdiz, pato-bravo, galinha – da - índia, rola, flamingo, garça… e os répteis – crocodilos, serpentes, batráquios, grande variedade de peixes, insectívoros, etc.
Sintetizando, as zonas das florestas poderão distribuir-se da seguinte forma:
Floresta densa: Cabinda, Encoge, Dembos, Cazengo, Amboim e nos vales dos rios Cassai e Cuango.;
Florestas claras – “matas de panda”, árvores de copas achatadas com espaços entre si – nas zonas dos rios Cuito, Cubango, Cuando e entre Benguela e Sá da Bandeira.
Capinzais – no litoral do distrito de Cabinda e no Nordeste de Angola
Savanas - grandes extensões de terra, vegetação herbácea de forma contínua raramente interrompida por capões de arbustos e árvores menores. A savana tem um clima particular devido às secas prolongadas, que podem ter uma duração de até dez meses, com elevadas temperaturase humidade do ar desérticas.
“Chanas” – típica da planície do Leste de Angola.
Mangais ou muílas – conjuntos cerrados de ervas e arbustos nos rios Zaire, Cuanza e Chiloango.
Na zona do litoral seca e baixa predominam plantas dos terrenos salgados, plantas gordas ou espinhosas, acácias e embondeiros. Para o sul, edvido à secura, predominam as estepes e a vegetação desértica.
A população da província era em 1961 de 4 832 677 habitantes, dos quais 169 672 eram brancos e 53 099 mestiços ( op cit Sanches de Baêna, p. 14 Liv.II).
A população autóctone pertence à grande família Banto e com excepção para os Bosquímanos e outras minorias, segundo os grupos linguísticos divide-se da seguinte forma:
· Quicongo
· Quimbundo
· Lunda-Quioco
· Umbundo
· Ganguela
· Nhaneca-Humbe
· Ambo
· Hetero
· Xindonga
Do ponto de vista religioso, os brancos, mestiços e nativos mais evoluídos seguiam a religião católica embora os protestantes se encontrassem bem implantados no território angolano. De qualquer forma, a grande maioria da população continuava a ser fetichista e animista não obstante o esforço dos missionários.
As populações autóctones dividia-se, segundo a administração colonial em dois tipos:
· Indígena – indivíduo portador de uma caderneta emitida pela autoridade administrativa que o distinguia do cidadão nacional e
· Assimilado, indígena com direito a adquirir o bilhete de identidade de cidadão português ( uma pequena percentagem).

2 comentários:

  1. Força Álvaro, que a malta precisa também de história, já que a bola não precisa de mais propagação. Bastam uns quantos camaradas para que esta esteja ao rubro!
    Um abraço!

    ResponderEliminar
  2. Gostaria de colocar algumas fotografias do meu tio (e companheiros) que foi Fuzileiro e prestou serviço em Goa e em Angola em 1961.
    Solicito informação de como colocar as fotos ou enviar.

    ahorta64@hotmail.com

    ResponderEliminar