sábado, 18 de abril de 2009

Camaradas do DFE4: 4 - Comissões em África

Breve apontamento
Agora e para terminar, passarei aos camaradas do DFE4 que fizeram quatro Comissões na Guerra do Ultramar, assim designada à época. Haverá, eventualmente, alguns erros ou omissões involuntárias relativamente ao número individual de Comissões prestadas por esses camaradas. Porém, logo que deles tenha conhecimento - directo ou indirecto - corrigirei prontamente.
O objectivo desta pequeníssima divulgação é mesmo lembrar o esforço que centenas de milhares de militares portugueses das Forças Armadas, fizeram ao longo de 13 anos de guerra em Angola, Guiné e Moçambique, no período de 1961/74. Os efectivos, nas três frentes, chegaram aos 150. 000 Homens. Cerca de 15.000 ficaram com incapacidades para a vida (cegueira total ou parcial, surdez e amputação de membros e outras doenças…) e mais de 8.200 morreram ao serviço da Pátria. As famílias, mães, pais, irmãos, acompanharam com sofrimento e dor as suas ausências, assim como as jovens esposas, algumas com filhos nascidos que nunca chegaram a conhecer o pai. Basta estar atento as filmagens gravadas sobre as celebrações do 10 de Junho, para ver o rosto das famílias presentes às cerimónias e as condecorações póstumas.
Não vale a pena procurar culpados nem condenar regimes ou o País por isso. Naturalmente que há muitas críticas sobre os erros políticos - em vários sentidos – que a história, a seu tempo, julgará. Agora o que importa é assinalar, e lembrar, que na “hora do aperto”, nos momentos difíceis, estes homens estiveram lá… estiveram presentes! Penso que os seus sobreviventes nunca estiveram a espera de aplausos de quem quer que fosse; até porque a guerra, infelizmente para muitos, foi demasiadamente dura e sofrida. Também o aprumo militar não se coaduna com “lamechices”, mas uma coisa «que às vezes falta», os antigos militares exigem: respeito! A Pátria pode ser ingrata mas esse direito é-lhes devido.
Apenas fiz uma comissão a Angola, e felizmente correu bem. Mas aqueles que foram meus camaradas no DFE4, partiram para outras comissões e alguns estiveram duas vezes à Guiné; outros e até os mesmos, combateram nas três frentes e integraram vários Destacamentos e Companhias de Fuzileiros Navais. Estiveram na Guerra do princípio até ao fim. Eu fui apenas um, entre muitos, que fez parte dessa geração que muito me orgulho.
4- Comissões:












Fernando Gaspar Timóteo: DFE4-Angola 1963/64, DFE10- Guiné 1964/66, CFE4 Moçambique 1968/70 e Pelotão de Reforço – Moçambique 1972/74. Atingiu o posto de 1º Sargento. Não esteve presente no último encontro do DFE4 por motivo de saúde.














José Joaquim Trigo: DFE4- Angola 1963/65, DFE13 – Angola 1965/67, DFE10 – Guiné 1969/71 e DFE1 – Guiné 1972/74. Atingiu o posto de 1º tenente, foi condecorado com a medalha Cruz de Guerra. Tem estado presente em todos os encontros do DFE4; vive na margem sul do Tejo e dedica-se à actividade comercial.









Manuel Maria Carvalho Diogo: DFE4- Angola 1963/65, DFE7- Guiné 1966/68, DFE5 –Moçambique 1969/71 e CF3 – Angola 1972/74. Ascendeu ao posto de capitão-tenente e foi condecorado com a medalha Militar de Serviços Distintos com Palma. Também está sempre presente aos encontros e conserva aquele espírito irreverente de há 45 anos. Reside na margem sul do Tejo.














1 comentário:

  1. Camaradas, qeria contactar com todos queles que estiveram comigo em Luanda no ano 1967 na companhia numero 8 de Fuzileiros Naval no Lunguebungo e no Chilombo.
    Eu sou o Jose Cardoso conhecido por reguila, o meu numero ra o 1510/67, neste momento resido em Londerse para todos os que queriam entrar em contacto por favor mandem um emal para: zecardoso@hotmail.co.uk

    Obrigado por tudo, gostaria de vos encontrar de novo.

    ResponderEliminar