terça-feira, 7 de julho de 2009

NAÇÃO E IMPÉRIO

XV

Fomento e desenvolvimento económico


O desenvolvimento das vias de comunicação, a liberalização do comércio externo das colónias, a cooperação internacional, em particular com a Grã-Bretanha, a extinção de todas as formas de trabalho forçado e integração pacífica das populações africanas foram algumas das medidas de fomento económico - como objectivos centrais do modelo modernizador – que Andrade Corvo tentou aplicar. Todas encontraram obstáculos que as inviabilizaram.
As chamadas «expedição de obras públicas», destinadas a «organizar em largas bases»
o respectivo serviço e a «dispor os meios de abrir pontualmente vias de comunicação, para facilitar o comércio interior das províncias ultramarinas» inseria-se na preocupação do desenvolvimento da economia colonial. O seu financiamento foi assegurado por lei de 12 de Abril de 1876, autorizando o governo a contrair para esse fim o empréstimo de 1 000 contos, devendo propor «sucessivamente às Cortes os meios necessários para a continuação e conservação das obras». Assim, houve o levantamento de mais 800 contos em 1878 e de 300 em 1879. Tais «expedições», instaladas em Angola e Moçambique desde meados de 1877 e seguidamente também em Cabo Verde e São Tomé, constituíam um facto novo na vida do império quer pela mobilização do pessoal da Metrópole – engenheiros, condutores de obras públicas e artífices – quer pelo investimento significativamente importantes que lhe estava associado em comparação com os tradicionais e magros «subsídios».

2 comentários:

  1. olá
    vim aqui fazer-te

    uma visita

    gostei de ler

    e lenbrar velhos tempos

    um abraço

    braulio

    barcelona

    ResponderEliminar
  2. Bom dia, Braulio!
    Obrigado pelo comentário. É sempre estimulante. Agora, gostava que me enviasses o endereço do teu blog. Com o do manuscrito, não consegui entrar...
    Um abraço

    ResponderEliminar