terça-feira, 17 de março de 2009

O mundo é pequeno

Agostinho Maduro (1ª parte)


O Agostinho lembra-se de 4 ou 5 esquadras ( 12 ou 15 homens) do DFE4 ter sido mobilizado de Santo António do Zaire para Ambrizete e do pessoal se fazer transportar nos botes de borracha (…) e de nunca ter visto tantos tubarões! Algumas vezes, eram eles que serviam de escolta, e que bonito era vê-los! Pena que os botes não fossem maiores e mais altos…
A viagem correra bem e chegou-se ao destino sem problemas.
A Companhia do Exército acolheu-nos bem e apoiou-nos logisticamente. A alimentação era fraca mas deram-nos o melhor que tinham; o pessoal é que estava habituado a comer melhor!
Depressa foi descoberto um “ Hotel - Restaurante” em Ambrizete, propriedade de um indivíduo chamado Alberto Afonso que era ao mesmo tempo guarda-fiscal da zona… Não se pensou duas vezes… Fomos lá almoçar e fomos muito bem servidos. Só havia um pequeno problema: era quase fim do mês e a massa era pouca (…) mas o sr. Alberto não esteve com meias medidas e disse-nos: venham cá comer quantas vezes quiserem e quando receberem, seja lá onde estiverem, fazem um vale de correio e mandam-me. Diz o meu chefe, Joaquim Cardoso (13331): mas você não nos conhece e faz isso por nós? Diz ele: eu só queria ter muitos fregueses como vocês porque sei que está seguro! Daí em diante era lá que tomávamos as nossas refeições. No último dia, ele disse-nos: este dia é por conta da casa! Deu-nos cá um churrasco que nunca mais o pude esquecer… Quando acabamos a operação, seguimos para Santo António do Zaire, e daqui para Luanda donde fizemos o vale de correio para pagamento da conta ao sr. Alberto.

2 comentários:

  1. Alvaro nesta reportagem há um pequeno engano

    Falas no destacamento, mas eramos só 4 ou 5 esquadras (12 ou 15) fuzileiros,por isso nâo te podes lembrar, toda a outra malta estava dividida nos postos de vigilância.
    Um abraço para toda a malta

    ResponderEliminar
  2. O.K., Agostinho.
    Fizeste bem em teres avisado. Assim já corrigi essa parte do texto.
    Um abraço, extensivo a todos os emigrados...

    ResponderEliminar