domingo, 8 de fevereiro de 2009

Notas à margem do Memorando (12)

Desporto
A propósito da passagem do livro sobre o tema do Desporto aqui se publica um texto escrito pelo Agostinho Maduro, à época uma das promessas do futebol:



A reportagem a falar em desporto fez-me recordar tantas coisas mas uma delas nunca a podia esquecer: O Patela, pois foi ele que por acidente me partiu o polegar da mão direita que ainda hoje tenho a marca.Fizemos esse jogo no campo do Taritari em Santo António do Zaire, e então o nosso treinador, o sargento Soares, chamou-nos e avisou para que não ligarmos a mais nada nem ninguém, mas para seguir o Patela nem que fosse para o quarto de banho; e virou-se para o Galvão (15517) e disse-lhe: e tu vais marcar o Zé Maria, que era jogador do Leixões ou do Olhanense. É que nesse jogo havia pelo menos 5 ou 6 jogadores que eram, ou tinham sido, jogadores da primeira ou segunda divisão. E olhem que (o resultado) não estava nada mau: estávamos a ganhar por 2-1 (!) e, já na segunda parte, acabamos por perder por 3-2, quando numa disputa de bola entre mim e o Patela. Saltamos os dois á bola mas no embate eu caí ao chão e o Patela ao virar-se pôs o seu calcanhar em cima da minha mão que estava debaixo e já podem imaginar o resultado: saí e fui logo transportado para a enfermaria no CADFÉ, fui engessado e dali a uns dias levado para Luanda para ser tratado no hospital militar onde estive lá umas semanas a fazer fisioterapia. Nessa mesma estadia outra coisa aconteceu que recordo com carinho. Como eu ia todos os dias á fisioterapia encontrava lá muita malta amiga, quando um dia me encontro lá com o Filipe da Cruz 16491 (o moço de Quelfes) que ia tirar uma chapa ao estômago. Estava tomando um café e ele levanta-se, vai ao balcão e vem com um caldo verde e começa a beber o caldo. Quando lhe digo: houve lá, mas tu não vais tirar chapas ao estômago? – Diz-me ele: eu estou cheio de fome e eles não vão dar por isso… quando chegou a sua vez lá foi o Moço de Quelfes tirar as chapas. Ao cabo de dias eu perguntei-lhe: então moço, que disseram as chapas? Responde-me ele: o doutor disse que tinha abundância em líquidos! Não havia de ter!
Agostinho Maduro
Nota: Moço de Quelfes, lembras-te desta passagem contada pelo Agostinho? – Olha lá: ainda vais ao cyber café consultares a Internet e os e-mails ou já tens algum equipamento novo? – Não te esqueças de dares notícias quanto mais não seja teceres alguns comentários, ainda que irónicos, ao nosso blog .
Imagens:
1. Agostinho Maduro, a bola e os camaradas Tony e Alex ao fundo
2. O treinador Sargento Soares
3. A equipa de futebol desfalcada do Agostinho ( O guarda-redes era o Matozinhos DFE3 e a sua frente o falecido (morto em combate) Libânio/16607)

Sem comentários:

Enviar um comentário