quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Notas à margem do Memorando (15)

Pascoal Rodrigues e os Fuzileiros e vice-versa


O Ginásio e luvas de boxe

O episódio passou-se na Escola de Fuzileiros de Vale de Zebro, em 1962, na recruta, e é contado pelo Agostinho Maduro. A figura principal acabou por ser o oficial Pascoal Rodrigues. Vamos ao episódio que tem uma introdução antes de chegar lá…
Como é sabido - escreve o Agostinho -, quando alguém conta uma história faz logo lembrar outra. Depois do nosso juramento de bandeira fomos fazer o curso do ITE (Instrução Técnica Elementar); e como dizem, na Marinha, a antiguidade é um posto! - Foram então formados pelotões e cada um desses pelotões tinha um chefe cuja nomeação correspondia ao número de ordem mais baixo no pelotão. A mim tocou-me ser chefe de um desses pelotões e o Mourato (16268), chefe de outro.
Certa ocasião, o pelotão do Mourato tinha uma aula de ginástica mas não havia instrutor disponível; então deram-lhe umas bolas e disseram-lhe: vais com o teu pelotão jogar futebol… ao chegaram ao local, alguns escolas, talvez por não reconheceram autoridade ao “instrutor substituto, Mourato”, disseram-lhe que não gostavam de bola e aproveitaram para descansar! Conclusão. Chegou o oficial e perguntou quem era o chefe do pelotão. O Mourato respondeu que era ele e o oficial mandou-o apresentar-se no seu gabinete. Apanhou 4 guardas de castigo. Conto tudo isto para dar sentido à minha história.
" Uma manhã, vejo na escala que tínhamos aula de português e levei o pelotão para a sala de aula que era num prefabricado aonde havia outras aulas em andamento… Enquanto nós esperávamos pelo instrutor, a malta começa a fazer barulho e havia dois escolas, em especial, que estavam mesmo pegados! Como já tinha havido dois avisos da aula do lado de que eu ia “pagar as favas”, à terceira não me contive: fui ao oficial de serviço.
Quando chego ao gabinete, quem estava lá (?) era o oficial Pascoal Rodrigues. Fiz a minha queixa, e ele responde-me: diz-lhes que se apresentem ao oficial de serviço depois do jantar. No regresso à aula já estava arrependido a pensar qual seria o castigo! Disse aos culpados (prevaricadores) o que deviam de fazer depois do jantar e eles ficaram um pouco apreensíveis, mas que remédio, o mal estava feito… Depois do jantar não me contive, segui-os à distância, vejo-os seguirem o Pascoal Rodrigues para o ginásio e fecharam-se lá dentro; mas por uma janela eu vi o efeito. Calçaram luvas de boxes entraram num dos ringues! A principio não queriam, mas engataram à porrada um no outro, por uns 10 ou 15 minutos, que dava gosto ver! No fim, o Pascoal Rodrigues fez com que eles se dessem um aperto de mão e disse-lhes; para a próxima, vêem ter comigo que eu arranjo tudo para que se entendam, e lá os deixou ir. Era esta a filosofia deste grande Homem e grande Oficial Fuzileiro.
Concordo Agostinho. E todos nós aprendemos muito com o Comandante. Já agora aproveito para contar o que se passou comigo, muitos anos mais tarde, na actividade profissional, com certeza reflexo desses ensinamentos. Aqui vai a história:


Era eu Chefe de Divisão de Consulta Jurídica no Centro Regional de Segurança Social de Lisboa e tinha uma equipa de técnicos a trabalhar comigo. O Pessoal dirigente (Director de Serviços e Chefe de Divisão) tinha lugar reservado no parque do edifício para arrumar as viaturas. Os restantes lugares eram preenchidos à medida que o pessoal chegava e os últimos já não tinham lugares vagos. Acontece que o meu amigo Eduardo, técnico e advogado competente – muito refilão, diga-se de passagem – contestava essa medida (lugares reservados para dirigentes). Por muito que eu lhe transmitisse o meu ponto de vista, que tal medida tinha sido tomada por uma deliberação do Conselho Directivo etc., dizia-me sempre que tal medida era ilegal e que iria impugná-la judicialmente, se necessário fosse… E acrescentou mais: se um dia ele chegasse ao serviço e encontrasse o meu lugar desocupado era nele que arrumaria o seu carro. Assim aconteceu. Certo dia quando cheguei ao serviço tinha o meu lugar ocupado com a viatura do Eduardo, não obstante haver mais lugares livres… Não gostei da “provocação” e arrumei o meu carro atrás do dele a tapar-lhe a saída. Sabia que à tardinha, depois do emprego, ele ia para o escritório advogar e precisava de levar o carro consigo. Aguardei o tempo suficiente. Havia de vir ao meu Gabinete... Lá para as tantas, bate-me à porta e perante a minha afirmativa do sim, entra. Digo-lhe logo de chofre: Dr. Eduardo, só há duas formas de resolvermos este problema: ou por via institucional (participação, processo…) ou vamos para um Ginásio. Agora escolha! – Eh pá, p…, você ainda é pior do que eu! – Trocámos uma ou duas palavras mais e o assunto ficou resolvido. Mais tarde o Eduardo foi também nomeado Chefe de Divisão e arrumava sempre a sua viatura no lugar reservado. Hoje somos bons amigos.

1 comentário:

  1. Olá Álvaro!
    Já por algumas vezes escrevi algo para os teus comentários, mas não sei por qual a razão de as não conseguir publicar! Vamos ver se esta pega, se pegar, vais com certeza ver-me mais vezes…
    Um abraço.

    ResponderEliminar