sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Memorando DFE4-Angola 1963-65

Embarque de avião para Angola
No capítulo anterior é feita uma referência à juventude, a propósito do alistamento na Armada, e do espírito de aventura e dos sonhos de muitos de nós. Na verdade, a própria idade parece justificar essa percepção. Pois bem, a média estimada das idades dos efectivos do DFE4, à data do embarque, era de 19,7 anos! – Os mais jovens, eu era um deles, tinham dezassete anos. O Comandante Pascoal Rodrigues uns vinte e sete e o Imediato Paiva Boléo uns vinte e três ou vinte a quatro anos.

Calendário da época. O dia 26 Fevereiro 1963 foi Carnaval
O Embarque para Angola foi de avião, num DC-6 da Força Aérea Portuguesa (quadrimotor), e por 4 fases, conforme as vagas existentes. Os voos não foram todos uniformes e dois deles correram de forma acidentada.No terceiro embarque, o que levou mais pessoal, o avião já descolou atrasado por causa de uma avaria; depois fez escala pela Guiné onde chegou com um dos motores parado. Uma das asas tinha dois motores a funcionar a outra só um! – Não me pareceu ver o pessoal preocupado com isso, apesar de ser o seu primeiro baptismo de voo. Bem pelo contrário: antes mesmo de o avião descolar já havia um grupo a jogar as cartas, e uns garrafões - supõe-se não serem de água - à circular a bordo. Depois de umas boas horas de voo, aterramos desequilibradamente no Aeroporto da Guiné, já com o estômago a roer de fome e sede. Aí esgotamos as garrafas de água e comemos galinha com batatas fritas, que nos foi distribuída em caixinhas quadrangulares de papel acinzentado, e bebemos cerveja fresca ou outra bebida que nos soube pela vida. Tomamos pela primeira vez contacto com os nossos camaradas fuzileiros do DFE2, já bastante tisnados pelo sol equatorial.
As datas de embarque ocorreram nos dias 9, 17, 19 e 26 de Fevereiro, de 1963.

Uma das equipa que embarcou para Angola no dia 26 de Fevereiro 1963

3 comentários:

  1. Mimi e Agostinho,
    Vocês são adoráveis! Mesmo que mais ninguém se interessasse por este blogue,a vossa anuência já valia a pena.
    Um abração para ti, Agostinho, e um beijinho à Mimi.

    ResponderEliminar
  2. Sim Alvaro ainda sao poucas as pessoas que conhecem o blog mas quando estiver mais divulgado vai ter mais seguidores porque de facto é muito interessante, continua com o bom trabalho.
    Um abraço amigo e um beijo á Paula.

    ResponderEliminar
  3. O Leiria a experimentar se pega sem codigo...

    ResponderEliminar