quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Memorando DFE4 - Angola 1963-65

O soldado do exército e a compra de aerogramas...
Esta história é um olhar à nossa volta; solidário e demonstrativo da nossa sensibilidade. Como se sabe, havia um aquartelamento em Nóqui e um Posto na Pedra do Feitiço. Era pois frequente, as lanchas que subiam o rio, transportarem também os soldados do exército. Durante o seu percurso, e conforme o destino, as lanchas


faziam curtas paragens nos Postos e nós acamaradávamos com esses militares. Conversávamos, bebíamos umas cervejas, petiscávamos, etc. Numa ocasião dessas, em que a lancha aportou na Pedra do Feitiço, um soldado do exército, com pronúncia acentuada da região de Viseu, abeirou-se do Agostinho Maduro, puxou por dinheiro e pediu-lhe que quando fosse a Xazaire lhe comprava uns aerogramas. O Agostinho disse que sim, que comprava, e depois lhe diria quanta era... Quando o Agostinho se deslocou a Sazaire, foi a Capitania e pediu alguns aerogramas ao sargento que lá estava e este disse: - Serve-te! Estão aí na tua frente. Assim foi. O nosso camarada pegou num punhado de aerogramas, trouxe consigo e entregou cerca de 500 ao soldado que lhos pedira. Quando este perguntou o preço, o Agostinho disse: isso é grátis. Não conseguiu porém esconder duas lágrimas e concluir que nós, fuzileiros, éramos uns felizardos!




Nota: fota acima são o Olegário ( à esquerda) e o Júlio Santos.


3 comentários:

  1. Olá Alvaro!
    Aerogramas! Parece que já ouvi falar neles… Ai, se eles falassem quantas histórias não teriam para contar. Acabamos de publicar “Madrinhas de Guerra” na CF2, dá lá olhadela.
    O teu blog está cada vez melhor, as histórias são bastante engraçadas. O Agostinho, segundo parece, tem das boas para contar e com uma originalidade muito própria! Agora pergunto Alvaro - qual a razão para alguns espaços mortos entre os posts? Ficaria mais bonito se os posts fossem de sequência imediata! Não achas? Desculpa é o Leiria a bisbilhotar!..
    Um abraço e saúde da melhor!
    Leiria

    ResponderEliminar
  2. Daqui, Alves: comungo da mesma opinião do camarada Leiria. Bem Hajas amigo Alvaro Dionisio. (BELEZAS)

    Já agora onde reside o amigo Leiria?
    Tamb´m sou de Leiria.
    Um forte abraço
    Zé Alves

    ResponderEliminar
  3. OLÁ AMIGO ZÉ ALVES!
    Não te conheço, mas como és Filho da Escola na Briosa! És filho de todas as escolas, por isso, és Filho da minha Escola também!
    Pois o Filho da Escola – Leiria, Artur José Ribeiro da Costa e Sousa, é natural do Vidigal, Freguesia de Pousos, Concelho de Leiria. Residente agora, em Ponte do Cavaleiro, Cortes, Leiria. Mas residente também durante 11 mêses do ano em Toronto, Ontário, Canadá; nos últimos 42 anos .
    Isto diz-te alguma coisa?
    Saudações.
    Artur/Leiria

    ResponderEliminar