sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Notas à margem do Memorando (3)

Sazaire. Rio e personalidades
As fotografias aqui apresentadas foram retiradas do “Site” RESERVANAVAL (Pedro Norton dos Reis) e a razão da sua republicação é devido ao seu interesse. Desde logo, pela importância das pessoas fotografadas - começando pela esquerda, temos: O Comandante da Defesa Marítima do Zaire, Francisco José de Oliveira Seixas (capitão-tenente), o Governador-Geral de Angola, Silvino Silvério Marque (Tenente-Coronel), Governador do Distrito do Zaire Abílio Freire da Cruz Junior (1º Tenente), Comandante Militar de Nóqui (juntamente com outro oficial do exército) e o Comandante da Lancha Polux, Pedro Norton dos Reis (2º Tenente).

O local e o ano: Santo António do Zaire, em 1962.



Na foto a seguir temos, da esquerda para a direita: o Imediato do DFE1 - Luís Camós Oliveira Rego (2º Tenente), o Comandante da LFP "Pollux, Pedro Norton dos Reis - 3º CEORN, o (STEN RN), o Comandante do DFE1, Henrique Metzner (1.º Tenente) e o Comandante da Esquadrilha de Lanchas do Zaire, Rui Lobato Pires dos Santos (1º Tenente).




No período de 1961-65, juntou-se em Angola, Santo António do Zaire cinco destacamentos e uma Companhia de Fuzileiros. O DFE4, temporalmente, esteve com todos eles, assim:

DFE1: Novº/1961 a Julho/63;
CF1: Maio/1962 a Julho/64;
DFE3: Agosto/1962 a Dezº/64;
DFE4: Fevº/1963 a Março/65;
DFE5: Junho/1963 a Julho/65;
DFE6: Setº/1963 a Novª/65.

Finalmente, as fragatas, os navios patrulha, as corvetas, as lanchas de desembarque faziam a fizcalização marítima e fluvial e ainda davam o apoio lógístico: transportava as guarnições e o abastecia os postos. A Marinha teve por isso um papel importantíssimo nas três frentes de guerra.

Sem comentários:

Enviar um comentário