quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Memorando DFE4 - Angola 1963-65


Operações a Leste de Luanda

Esta foi uma operação conjunta com o exército, no leste de Angola. Decorreria ainda o ano de 1964. Fomos transportados em camionetas «GMC ou Unimogs» que nos conduziram até ao destino. Passámos por vilas e cidades como Négage (desvio), Carmona, onde pernoitamos, Quitexe, Sanza Pombo até Massau, aonde estava aquartelado a Companhia do Exército, junto dos rios Cuando-Cubango.
Durante o percurso, ainda demorado, recordo-me da imagem florestal. Árvores que nos acompanhavam e se entrelaçavam ao centro da via de um lado ao outro e dos macacos e saguins que saltitavam entre troncos e ramagens. Avistavam-se grandes plantações de café e de abacaxis ou ananases. Em determinado momento, o Sinais e o Póvoa descerem das viaturas - quando estas subiam vagarosamente a serra - foram apanhar ananases e começaram a lançá-los para dentro das camionetas para o pessoal comer. Lembro-me de ver as placas de sinalização rodoviária cravejadas de balas.

Imagens:
1. Transportes Viaturas GMC
2. Arlindo Ramos, Pão-Mole e José Francisco ao fundo
3.e.4. Descarregamento de material margem do Rio Cuando-Cubando em Massau


No dia 22 de Setembro de 1964, preparou-se a operação para reconhecimento do Cubango. A minha esquadra, formada pelo Romão (Quatrocentos) e o José Ricardo (16403), não pôde seguir para o rio porque havia um problema no bote: creio que um furo e não se podia esperar mais tempo para repará-lo. Eu fazia dezanove anos nesse dia, razão por que me lembro com precisão da data. Tive pena de não prosseguirmos na operação e de termos ficado em terra. Mas, há males que vêm por bem... Os nossos camaradas foram mesmo atacados com vários disparos do outro lado. Tratava-se de uma zona que não conhecíamos. O rio Cubango era muito diferente do Zaire. Havia muitas zonas baixas e assoreadas, bancos de areia, que paralisavam o andamento dos botes. Valeu na ocasião a intervenção da força aérea. Foi, aquilo que se costuma dizer, um dia em cheio! – Nesta operação, foi morto um pescador em terra, de forma bárbara, por um soldado do exército, provavelmente em tentativa de fuga.










5. Carmona
6. Négage 7. Aspecto de Sanza Pombo





















































Sem comentários:

Enviar um comentário